Aula Passeio - São João del Rei e Tiradentes - MG

São João del-Rei - MG

Os alunos e professores na calçada do Solar dos Neves.
O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem à cidade, foi fundado entre 1704 e 1705.  Porém, a região já era ocupada desde pelo menos 1701, quando Tomé Portes del-Rei se estabeleceu na região do Porto Real da Passagem. Em 8 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de Vila com o nome de São João del-Rei, clara homenagem a D. João V.
Em busca de novos lugares, no dia 10 de dezembro de 2011, foi realizada uma aula passeio com os alunos da E. M. São Geraldo - Carangola - Petrópolis.   
A caminhada na Rua Direita (Getúlio Vargas).

Um detalhe do Barroco Mineiro, ou melhor, Rococó.

Chama-se Barroco mineiro a versão peculiar que o estilo Barroco desenvolveu no estado de Minas Gerais,  Brasil, entre o início do século XVIII e o final do século XIX. O termo usualmente se refere à arquitetura desse período, mas teve expressões importantes também na escultura e na pintura. O termo Barroco mineiro, porém, apesar de consagrado pelo uso, é uma formulação inexata, visto que boa parte da manifestação artística desse período em Minas Gerais aconteceu dentro da esfera do Rococó, que muitos estudiosos consideram não um simples estilo barroco, mas uma escola independente.

A Estação Ferroviária do Oeste de Minas (EFOM) -  São João del-Rei.

Tiradentes - MG

Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.

Ig. Matriz de Santo Antônio.
Tiradentes tem dentre suas Igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Em Tiradentes, a foto para guardar de lembrança na estação. 

A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por "Maria Fumaça". 


A Cadeia Pública.
Construída em 1833 e 1845, no local da velha cadeia incendiada, é um prédio sólido e austero com janelas de cantaria protegida por pesadas grades. A Vila de São José foi uma das poucas a possuir a cadeia em prédio próprio, separada do prédio da Câmara Municipal.

Em destaque as eiras.

"Sem eira, nem beira" era a qualificação que, na época do Império, era dada às famílias que tinham menor poder aquisitivo. Todas as casas eram construídas com eiras. Duas eiras ou mais já gozavam de poder eram mais ricas, uma eira menos ricas, e sem eira era pobre mesmo.

Fontes: wikipedia.org e www.tiradentes.gov.br

Agradecimento especial - Professoras Lúcia Pessoa, Valéria Azevedo e Luciana Oliveira.
Para todos que acreditam que a " aula de Geografia deve ser dada em viagem permanente" .
Carlos Drummond de Andrade.