|
Célestin Freinet, 1896-1966. |
Castelinho.
Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.
Por acreditar que o interesse da criança não está somente na escola e sim fora dela também, Freinet e nós do Colégio Estadual Rui Barbosa, idealizamos esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola e para os alunos.
|
O cume do Castelinho. |
|
Os alunos observam ao fundo o bairro do Alto da Serra. |
|
A "pedra" da Lua. |
|
Na represa uma pausa. |
|
Água limpa, nós queremos! |
|
Na "pedra" da Lua, estamos chegando ... |
|
O Professor José Luís (de branco) conversando sobre Educação Ambiental. |
|
Santa Helena, contribuição para o Ambiente ... |
|
A volta com o lixo. |
|
Ig. Nossa Senhora da Glória. |
|
Professora Patricia Guedes orientando para a caminhada. |
|
Professor Paulo R.R. Oliveira orientando os alunos sobre Ecoturismo. |
|
A represa e a pet ... |
|
Recolhimento do lixo. |
|
Agulha do Itacolomi - ao fundo e à direita. |
|
Homens modernos ... |
|
O Alex esteve aqui em 4 de junho de 1999. |
|
Alunos curtindo o Sol e a paisagem. |
Entre as principais "técnicas Freinet" estão as correspondências entre escolas (para que os alunos possam não apenas escrever, mas ser lidos), os jornais de classe (mural, falado e impresso), o texto livre (nascido do estímulo para que os alunos registrem por escrito suas idéias, vivências e histórias), a cooperativa escolar, o contato freqüente com os pais (Freinet defendia que a escola deveria ser extensão da família) e os planos de trabalho.
Essa aula passeio nos propiciou tudo o que está declarado acima, portanto é importante que todas as formas de aprendizagem sejam planejadas fora dos muros da escola, é o que acreditamos.
Fonte: Revista Escola - Marcio Ferrari.