Aula Passeio - Castelinho do Morin.

Célestin Freinet. Foto: divulgação/Editions du Seuil/Jean Marquis
Célestin Freinet, 1896-1966.
Castelinho.


Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho. 

Por acreditar que o interesse da criança não está somente na escola e sim fora dela também, Freinet e nós do Colégio Estadual Rui Barbosa, idealizamos esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola e para os alunos.

O cume do Castelinho.
Os alunos observam ao fundo o bairro do Alto da Serra.

A "pedra" da Lua.

Na represa uma pausa. 

Água limpa, nós queremos!

Na "pedra" da Lua, estamos chegando ...


O Professor José Luís (de branco) conversando sobre Educação Ambiental.

Santa Helena, contribuição para o Ambiente ...

A volta com o lixo.

Ig. Nossa Senhora da Glória.

Professora Patricia Guedes orientando para a caminhada.

Professor Paulo R.R. Oliveira orientando os alunos sobre Ecoturismo.

A represa e a pet ...

Recolhimento do lixo.

Agulha do Itacolomi - ao fundo e à direita.


Homens modernos ...

O Alex esteve aqui em 4 de junho de 1999.
Alunos curtindo o Sol e a paisagem.
Entre as principais "técnicas Freinet" estão as correspondências entre escolas (para que os alunos possam não apenas escrever, mas ser lidos), os jornais de classe (mural, falado e impresso), o texto livre (nascido do estímulo para que os alunos registrem por escrito suas idéias, vivências e histórias), a cooperativa escolar, o contato freqüente com os pais (Freinet defendia que a escola deveria ser extensão da família) e os planos de trabalho.

Essa aula passeio nos propiciou tudo o que está declarado acima, portanto é importante que todas as formas de aprendizagem  sejam planejadas fora dos muros da escola, é o que acreditamos.

Fonte: Revista Escola - Marcio Ferrari.